segunda-feira, 5 de julho de 2010

10º ENEPEA Encontro Nacional de Ensino de Paisagismo em Escolas de Arquitetura e Urbanismo no Brasil


Porto Alegre 15 a 17 de setembro de 2010
Organização FAUPUCRS

Apresentação

Avaliamos que, ao final da primeira década do século 21, o Ensino de Paisagismo em Escolas de Arquitetura e Urbanismo no Brasil encontra-se perante importantes desafios. Dentre eles destacamos: a consolidação dos princípios da sustentabilidade – equilíbrio social, respeito às culturas locais, positividade ecológica, transgeracionalidade e viabilidade econômica - como inerentes às intervenções paisagísticas sejam quais forem o caráter e a escala das mesmas; a coerência com o pensamento complexo por meio da crescente integração de saberes de variadas disciplinas e a conquista do reconhecimento do Paisagismo como disciplina central na articulação desses saberes para a qualificação dos espaços urbanos.

A proposição da palavra-tema percursos busca reconhecer e valorizar a historicidade, a trajetória humana em que intervenções paisagísticas e construção de conhecimentos sobre paisagem e ambiente se entrelaçam e contribuem para o desenvolvimento de novos conhecimentos e da nova consciência onde se afirmam a concepção sistêmica e a assunção da identidade planetária.

A convergência dos conhecimentos da Arquitetura, do Urbanismo, da Biologia, da Psicologia, da Engenharia, da Sociologia, da Agronomia e da Geografia nas intervenções paisagísticas com a permeabilização das fronteiras dos conhecimentos é uma estratégia vital para que os percursos humanos pelas paisagens, em suas continuidades não lineares, sejam traçados com maior propriedade e teçam redes para um Mundo Melhor.

A humanidade da humanidade é outro conceito que permeia a temática do Encontro que se projeta no bojo desse percurso de evolução de conhecimentos. A humanização dos espaços, a geração de lugares humanos, a apropriação humana dos espaços, a inter-relação homem-ambiente são temas que constituem de maneira fundamental os desafios que instigam os pesquisadores, os professores, os estudantes à busca de melhores, mais qualificadas e mesmo utópicas propostas paisagísticas.

Objetivos

O 10º ENEPEA pretende dar continuidade às discussões já realizadas, nas edições anteriores, com vistas ao desenvolvimento e à crescente inserção de abordagens específicas dessa área do conhecimento nos contextos acadêmicos, em seus diversos âmbitos: graduação, extensão e pós-graduação. O aprofundamento de reflexões sobre a relação entre ensino de paisagismo e avanço de entendimentos acerca da sustentabilidade, da qualidade dos ambientes urbanos, da conservação dos ecossistemas naturais e da humanização dos espaços livres das cidades são alguns aspectos norteadores dos interesses temáticos do evento. Os temas tratados deverão contribuir para que a produção científica nacional em paisagismo possa alcançar patamares mais elevados em termos de abrangência, diversidade e visibilidade e assim, fiquem evidenciadas as potencialidades da disciplina na construção de conhecimentos para a qualificação das paisagens culturais e para a preservação das paisagens naturais.



Conferencistas brasileiros e internacionais
Sessões de comunicação oral de trabalhos científicos orais e exposição de pôsters
Envio de trabalhos científicos até 12 de julho de 2010
Mostra de Escolas
Concurso de Paisagismo para estudantes de Arquitetura e Urbanismo

Informações em
www.pucrs.br/fau/enepea
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário: