quarta-feira, 25 de maio de 2011

Concurso Inovação e Sustentabilidade

A equipe formada pelos acadêmicos Augusto Gewher, Cândida Angelin, Matheus Frasson, Raymundo Konzen, Vanessa Rien e Vinícius Wittke, sob orientação do professor Gustavo de Oliveira, participou recentemente do 1º Concurso Nacional de Idéias para Estudantes de Arquitetura e Urbanismo - Prêmio INOVAR - CONSTRUIR 2011.

O Concurso recebeu ao todo 152 inscrições de equipes, de 20 estados e 60 instituições de ensino. No entanto, em função do prazo, somente um terço das equipes conseguiu enviar seus projetos a tempo. Segundo os organizadores, o concurso foi além das expectativas, tanto no número de eq
uipes inscritas quanto do número de trabalhos recebidos. A proposta apresentada pela equipe da UNISC recebeu Menção Honrosa dentre todos os participantes.

O objetivo geral do concurso foi promover o debate sobre inovação e sustentabilidade em edificações residenciais unifamiliares de até 50m², para uma família de até cinco pessoas, em observância ao clima da região de Erechim/RS. A proposta arquitetônica deveria possuir caráter inovador e enfoque sustentável. Neste sentido, o projeto propôs uma habitação modulada considerando conceitos tais como, racionalização, construtibilidade, facilidade de execução e repetição para possível uso em maior escala.

O sistema construtivo adotado, para construção das paredes externas e internas, foram placas cimentícias pré-moldadas com adição de resíduos. Essas placas conforme sua modulação e molde poderiam ser: duplicadas e encaixadas umas nas outras, apoiadas nas vigas de baldrame pré-moldadas e servir de fôrma para construção dos pilares e vigas de amarração moldados in loco. Esse sistema construtivo permitiria minimizar os custos com o transporte, pois as placas seriam moldadas in loco com fôrmas metálicas.

A metodologia para definição das estratégias de climatização natural teve por base a análise dos dados climáticos da cidade de Erechim/RS além do uso de softwares específicos para interpretação dos dados. Algumas estratégias de conforto que foram utilizadas incluem: ventilação cruzada, exaustão, ventilação de cobertura, manta térmica metálica sob a cobertura, iluminação natural através de zenital, aquecimento solar passivo e colchão de ar entre as paredes para isolamento térmico. A proposta também levou em conta as indústrias e materiais presentes na cidade de Erechim.

As entidades organizadoras do concurso foram o SINDUSCON - Erechim, a Prefeitura Municipal de Erechim-RS e a Universidade Federal da Fronteira SUL - UFFS. O concurso também contou com o apoio do Instituto dos Arquitetos do Brasil, Departamento do Rio Grande do Sul - IAB/RS.

Entre os dias 19 e 22 de maio os trabalhos serão expostos no piso térreo do Pólo de Cultura na cidade de Erechim/RS.

Parabéns aos acadêmicos! Abaixo as imagens do projeto:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário: