segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Especialização em Projetos de Preservação Cultural


O Curso de Especialização Projetos de Preservação Cultural da FEAU/UNIMEP está focado nesta problemática específica “pensar intervenções contemporâneas em contextos significativos. Concebido a partir de quatro conteúdos temáticos - Metodologia, Cultura e História, Materiais e Projetos - o curso está voltado para a capacitação de profissionais sensíveis à complexidade das novas demandas da profissão. Este curso nasceu de uma reflexão a respeito de um problema grave que envolve a maioria das cidades brasileiras: a relação com as arquiteturas que podem ser consideradas patrimônio cultural. Fizemos o diagnóstico, apresentado em nosso projeto pedagógico, nos seguintes termos: em sua grande parte, as cidades brasileiras, em razão da dinâmica de transformações tecnológicas, territoriais e culturais ocorridas nos últimos tempos, enfrentam graves problemas nas relações com suas áreas antigas, sejam aquelas áreas mais centrais de seus tecidos, sejam áreas afastadas de núcleos rurais. Estas áreas testemunham não apenas a passagem do tempo, mas são estruturas portadoras de significados profundos da vida cultural brasileira. Os problemas principais são: 1. Os quadros arquitetônicos considerados relevantes são freqüentemente isolados e abandonados. Há interrupção de uso e o estado geralmente é de degradação. 2. Ressentem-se, de forma generalizada, de critérios de interpretação da inserção urbana original. 3. Do ponto de vista dos materiais, há negligência completa quanto à sua natureza constitutiva, prevalecendo as práticas de rejuvenescimento total, onde o principal é a busca pela aparência do novo. 4. O bem cultural muitas vezes é recuperado com práticas que negligenciam sua natureza conceitual original. 5. O que há de certo é uma necessidade crescente de atuação consciente em áreas de interesse social. A ação consciente deve partir de uma prática profissional que corresponda devidamente no sentido de uma formação adequada, direcionada e habilitada para atuação em projetos desta natureza.
OBJETIVOS / PÚBLICO-ALVO Contribuir para o aprimoramento técnico de profissionais dedicados às questões relacionadas à preservação do patrimônio cultural; fornecer subsídios para intervenções com caráter de conservação, restauro e requalificação urbana. Graduados em Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, História e Geografia.
HORÁRIO / LOCAL / DURAÇÃO / CARGA HORÁRIA Aulas às SEXTAS-FEIRAS, das 19h00 às 22h40, e SÁBADOS, das 8h00 às 16h20 / Campus Centro de Piracicaba (aulas teóricas) e Campus SBO (aulas práticas) / 20 meses / 360 horas.
CONTEÚDO / CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Arquiteturas Regionais / Conceitos em Arquitetura / Estudos Culturais em Arquitetura / Estudos de Áreas / Estudos de Programas / Estudos Dirigidos em Técnicas Retrospectivas / Fotografia para Arquitetura / Leituras do Espaço Construído: Percursos e Lugares / Metodologia do Ensino Superior / Patrimônio Cultural e Legislação / Projetos / Técnicas e Materiais em Arquitetura: Descrição e Análise em Obras de Interesse Cultural / Teorias do Restauro / Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso. A aprovação no curso requer frequência mínima de 75% e conceito mínimo "C" nas disciplinas e no Trabalho de Conclusão de Curso.
COORDENAÇÃO / DOCENTES Profa Dra Mirandulina Maria Moreira Azevedo / Prof MSc Natanael Macedo Jardim. Doutores, Mestres e Especialistas nas áreas.
NÚMERO DE VAGAS / BOLSAS DE ESTUDO Mínimo de 25 e máximo de 40 alunos (a Unimep reserva-se o direito de não oferecer o curso, caso o número mínimo de alunos não seja atingido). Para ex-alunos da Unimep, no formato de bolsa fidelidade (10% de desconto, a partir da segunda mensalidade); para associados da Acipi e da Acisb e dependentes (até 20% de desconto); para outros convênios ou para grupos de empresas e instituições, consultar condições pelos telefones 19 3124 1609 / 3124 1659. Outras informações: Rod do Açúcar km 156, Caixa Postal 68, 13400-911, Piracicaba SP / atendimentopos@unimep.br / www.unimep.br/pos / twitter.com/unimep .
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário: